A miopia é uma das dificuldades visuais que mais afetam as pessoas ao redor do mundo, e a mais fácil diagnosticada pelos especialistas, isto porque em praticamente todos os casos as próprias pessoas relatam algum problema em enxergar e percebem normalmente ao dirigir.
Os míopes têm como maior dificuldade enxergar para longe, ou a partir de medias distancias, e, portanto isto facilita a queixa destas pessoas. As causas de prevalência são hereditariedade, uso de medicamentos prolongados, ausência de alimentação adequada na infância, falta de atividade ao ar livre e esforço visual excessivo nas leituras em e frente às telinhas.
Isto ocorre porque devido o olho ter seu sistema óptico muito positivo, olho profundamente alongado ou córnea muito curva, faz com que a imagem se forme antes da retina, desfocando a mesma.
De acordo com o relatório de Saúde Ocular 2015, divulgado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) atualmente o Brasil de pouco mais de 200 milhões de habitantes tem como população míope considerada algo em torno de 40 a 50 milhões.
Vivemos em uma era cada vez mais digital e muito tecnológica, e estima-se que no Brasil as pessoas passam em media mais de 5 horas em frente ao computador, em ambientes fechados ou com os olhos bem ocupados todos os dias e, contudo, existe uma tendência das próximas gerações acentuarem esta dificuldade visual.
Já que a miopia é uma dificuldade em ascensão, torna-se necessário melhor monitoramento da ocupação media dos olhos em atividades próximas e prolongadas, pois esta será provavelmente a maneira mais eficaz nos próximos anos de evitar o aceleramento, somado a isto, todo míope deve-se preocupar e realizar constantes diagnósticos para manter sempre seus olhos saudáveis e imunes de outros problemas que quando cumulativos, a retina.