ULCERA DE CÓRNEA PODE CEGAR

A úlcera normalmente é considerada uns dos últimos estágios de uns problemas e os mais conhecidos ocorrem no estomago, no duodeno e no esôfago. Mas o que pouca gente sabe é que tal situação pode aparecer nos olhos, mais precisamente na córnea e que todas as pessoas estão pré dispostas a tal situação, podendo se agravar de tal maneira que em alguns casos ocorrem sequelas irreversíveis na visão em pouquíssimo tempo.

A úlcera de córnea nada mais é que a sua perfuração, geralmente ocasionada por alguma infecção oriunda de bactérias, fungos, vírus ou ainda por uma simples ferida. A mesma é caracterizada pela destruição do tecido epitelial da córnea (camada que a reveste e a protege), podendo provocar cicatrizes permanentes afetando a visão até cegar.

É muito comum desencadear a úlcera por decorrência de mau uso das lentes de contato ou pela presença de algum corpo estranho, elevando as chances de muitos tipos de bactérias infectarem a região.lente-de-contato

            Atenção as pessoas que cocam muito os olhos, pois desta maneira também pode romper a barreira de proteção do epitélio corneal e causar uma lesão e aos idosos, por terem esta camada mais desgastada devido idade.

Existem outros agentes causadores da doença que se caracterizam por um simples defeito na qualidade e ou quantidade de filme lacrimal e pessoas portadoras de diabetes e blefarites (inflamação das pálpebras). Ocorre também este problema em pessoas que sofrem de lagoftalmo (quando os olhos não fecham corretamente ao dormir para proteger e umedecer a córnea), devido secura e forte irritação.

LAGOFTALMO

Estas pessoas têm sintomatologia como olhos vermelhos, dor constante e sensação de ardume. A visão fica turva, produz-se lágrima em excesso e pode aparecer pus na córnea.

Este problema deve ser tratado adequadamente com colírios, medicamentos orais ou até mesmo uma possível intervenção cirúrgica para evitar uma evolução no quadro e infecção generalizada acarretando na perca da visão.

 

Ótica BELA IRIS – O brilho dos seus olhos está aqui…!!!

Em: Blog