PILULA DO DIA SEGUINTE ARRISCA A VISÃO

Mais de 60% das meninas entre 15 a 19 anos desconhecem os riscos da pílula do dia seguinte e, portanto usam-nas indiscriminadamente e pior, às vezes junto com o anticoncepcional mensal, aponta a pesquisa divulgada pela USP.pilula-dia-seguinte

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é usar esta pílula somente em situações de emergência, nunca mais de uma vez por mês e jamais misturar a outros contraceptivos.

A conjugação da pílula do dia seguinte a outros contraceptivos eleva o nível hormonal provocando problema visual como GLAUCOMA e problemas sistêmicos como retenção de água, hipertensão e trombose, isto porque a dose única da pílula do dia seguinte equivale à metade de uma cartela da pílula mensal.

 

Estudos da AAO (Academia Americana de Oftalmologia) apresenta que o uso de contraceptivos por 3 anos ininterruptos dobra o risco de contrair glaucoma, isto porque o refluxo hormonal pode interferir na drenagem do humor aquoso elevando a pressão ocular, porém, devido problema ser multifatorial, não ocorre na totalidade dos casos.

Hipertensão e tromboses muitas vezes desencadeadas pelos anticoncepcionais podem causar outros problemas oculares, glaucomavejam alguns:

 

SUGESTÃO: Tomar pílulas anticoncepcionais sob indicação médica e passar por exames visuais a cada dois anos no máximo.

Ótica BELA IRIS – O brilho dos seus olhos está aqui…!!!

Em: Blog