Gripe e a conjuntivite

Em tempos de alternância radical do clima, quem sofre bastante com a saúde são as crianças e os idosos, e esta pré disposição acentuada está diretamente ligada à fragilidade do sistema imunológico. As crianças até quatro anos são facilmente atacadas por micro-organismos, principalmente com o vírus da gripe, que quando em contato com os olhos, transformam-se em conjuntivite.Virus gripe

 

 

 

O nosso olho é formado por várias partes bem conhecidas de todos: Córnea, cristalino, pupila, Iris e retina, mas o que muita gente não sabe é que sobre a nossa parte branca dos olhos (esclera) temos também uma fina camada transparente que a recobre denominada de conjuntiva.

Olho - partes

Quando ocorre uma inflamação nesta região, caracteriza-se a conjuntivite.

Ela normalmente é transmitida em ambientes de muito contato, como creches e escolinhas devido à forte proximidade em que convivem, sendo que pelas mãos e ou pelos brinquedos e toalhas ocorrem maior transmissibilidade.

A higiene deve sempre ser mantida, e quando nestes casos os cuidados em lavar as mãos e os alimentos devem ser redobrados.

A conjuntivite alérgica não é contagiosa, porém quando viral ou bacteriana deve-se separar todos os objetos e utensílios da pessoa contagiada e evitar que perdigotos presentes na saliva e lágrima atinjam pessoas sadias e, portanto, nestes casos, sugere-se o afastamento do trabalho e escolas.

TRATAMENTO:

Quando a conjuntivite for viral e ou bacteriana tornam-se necessário obter o diagnostico preciso do agente causador;

Em: Blog