FUMAR PREJUDICA A VISÃO

Estima-se que, anualmente, 5 milhões de pessoas morram em decorrência do tabagismo, isto porque, o mesmo causa várias complicações respiratórias e cardiovasculares, e sobretudo, também implica na saúde visual.

O consumo do tabaco diminui a oxigenação e enrijece os vasos sanguíneos, diminuindo sua elasticidade e elevando a densidade do sangue, inclusive dos olhos.

A estrutura ocular mais afetada é a retina, visto que este tecido é extremamente vascularizado e o “enrijecimento” dos vasos provoca uma queda na oxigenação e na nutrição das células sensoriais levando a morte das mesmas e, portanto causando Degeneração Macular (baixa progressiva da visão).

Outro fator de risco para os fumantes é a formação de coágulos e trombos nos vasos sanguíneos, podendo acarretar a obstrução e/ ou o rompimento das veias e artérias dos olhos, do sistema nervoso central (provocando AVC), coração, rins e outros.

 

fundo-de-olho

 

HEMORRAGIAS RETINIANAS

Quando ocorre uma obstrução nas veias ou artérias centrais da retina, causa cegueira imediata, sendo na maioria das vezes irreversível. E em outros casos, o rompimento destes vasos pode levar a hemorragias internas no fundo de olho, ocasionando uma baixa na acuidade visual. Ambos os casos necessitam de uma avaliação visual urgente, portanto, procure seu Oftalmologista o mais rápido possível.

 

 

 

LEMBRE-SE:

A consciência faz a razão, portanto, ao sabermos das causas dos nossos problemas devemos resolver e ou procurar ajuda para resolvê-los. Se você não consegue parar de fumar imediatamente, ao menos, tente reduzir gradativamente o consumo.

Em: Blog