BLITAB – iPad BRAILE

A indústria tecnológica sem sombra de dúvidas avança diariamente e quando menos esperamos, algo novo sempre nos surpreende, agora a grande novidade é um iPad espcial para cegos, ou melhor, um tablet com interface touch em braile sem elementos mecânicos.

BLITABComo todos sabem a cegueira mundial já alcança números bem expressivos e não por isto estas pessoas sentem-se nulas em suas atividades, mas ler e ou acompanhar noticias na internet ainda é um desafio grandioso para muitos.

Por fim, estamos prestes a acompanhar uma revolução na atual era digital.

Uma empresa austríaca denominada Blitab Tecnology desenvolveu a partir de seu cofundador Slavi Slavev o primeiro iPad para deficientes visuais em braile com intuito de acabar com a analfabetização das pessoas cegas. Este dispositivo cria um relevo tátil sobre sua superfície pneumática em forma de pequenas bolhas de ar representando gráficos e mapas, enquanto sua tecnologia correspondente permite que arquivos de textos sejam convertidos em brailes por pen drives, browsers e ou etiquetas NFC.

 

Com um Blitab você poderá muito mais do que simplesmente reproduzir textos em braile, poderá também renderizar imagens, mapas, gráficos e ou figuras geométricas e desta forma, também poderão BLITAB 4estudar matemática e até interpretar músicas.

 

Atualmente os aparelhos utilizados são mecânicos, e, portanto, só permitem apenas uma linha gerada de cada vez, e o pior, é extremamente caro e de difícil acesso.

 

Por enquanto o Blitap é um protótipo em busca de investidores, e se tudo der certo, ainda este ano de 2016 pode ser comercializado pelo mercado internacional com preço sugerido em torno de € 2500, e certamente muitas pessoas com dificuldades visuais poderão ser incluídas na era digital também, afinal, o próximo passo, mais fácil e rápido é transportar esta tecnologia para celulares e smartphones permitindo a todos o acesso livre da internet, ler e até baixar livros digitais.

VIDEO:

 

Em: Blog