DIFERENÇAS OURO

O ouro é uma palavra oriunda do latim aurum, que significa “brilhante” e pode ser dividido em várias categorias, isto porque conforme aumentamos a mistura sobre ele, o teor da joia diminui proporcionalmente.
Entenda:

Se uma joia for fabricada em ouro puro, consideramos que ela terá 100% do material, porém raras são as confecções desta forma, haja visto que a peça será muito maleável a ponto de entortar facilmente, inclusive com um simples aperto de mão nos casos de anéis.

OURO 18k – 750

A joia pode mudar de cor dependendo da concentração de outros minerais sobre a mistura do ouro, portanto quando vemos nas joalherias as peças em ouro 18k, significa de elas tem uma mistura de 25% do seu total com outros materiais (normalmente 12,5% prata e 12,5% cobre), e sua liga tornam-as com um dourado legitimo e inigualável, contudo, estas joias terão um timbre interno de marcação “750” fazendo alusão aos 75% de ouro aplicado na peça.

OURO 14k

As joias confeccionadas em 14k, tem 58,3% em ouro e o restante com aplicações de outros materiais. Normalmente utilizam na mistura o cobre em maior escala, e portanto tornam-as menos amareladas e pouco mais opacas. A tendencia para as joias com teores ainda menores é sempre ficarem mais rosadas, quase que avermelhadas devido a necessidade de elevar a concentração de cobre na mistura.

TABELA DE QUILATES

O ouro consiste em uma tabela de quilatagem. Desta forma permite-se classifica-los em quilates por partes de percentuais variáveis. Veja:

Sempre que as joias forem adquiridas dentro das joalherias, notem quem as peças deverão ter uma marcação do fabricante com um simbolo caracterizando sua originalidade acompanhado de AU 750, pois AU é oriunda da tabela periódica que identifica o material Ouro, formado por 79 prótons e eléctrons, cuja sua massa atômica é de 197u.

Modelo meramente ilustrativo

COMPOSIÇÕES NOBRES

As jóias podem ser fabricadas em ouro 18k mesmo sendo em outras cores, entenda:
> Quando 18k amarelo dourado, a composição citada acima;
> Quando 18k gold rosê, a composição normalmente utilizada é de:
75% ouro, 20% cobre, 5% prata;
> Qundo 18k branco, a composição normalmente utilizada é de:
75% ouro – 12,5% prata – 12,5% paladium

DEIXE UM COMENTÁRIO