A COR OLHOS DOS BEBES

Muitos bebês realmente nascem com olhos mais claros, cuja característica mais comum é a predominância da cor azul. Porém, poucas crianças mantêm a cor suave dos olhos, e você se pergunta, porque isto ocorre?

mudar-cor-olho

Segundo especialistas a quantidade de melanina (pigmento da cor) quando nascemos é menor que devemos ter no futuro, portanto, ao passar algum tempo, é normal que esta concentração aumente gradativamente. E quanto mais melanina se tem nos olhos, cabelos, pele, entre outros, mais escuros estes serão.

Os olhos azuis são caracterizados por pouca concentração de melanina na Iris, quando quantidade intermediaria a mesma se torna esverdeado ou castanho claro, tipo mel, e, quando muita melanina, olhos ainda mais escuros, podendo parecer cor de jabuticabas.

Em geral, os bebes não nascem com toda a melanina que está destinada a ter, portanto, existe um processo denominado maturação, ou seja, período de definição da cor dos olhos que continua até os 2 anos de idade.

1-probabilitati-4424

Percebe-se este tipo de alteração numa escala muito maior, em bebês caucasianos, ou seja, oriundos da Europa, norte da África e Ásia, porém existem registros de bebes cujas etnias não-brancas nasceram com olhos claros e mudaram com o tempo.

 

A elevada concentração de melanina nos olhos diminui a sensibilidade à luz e nos protege da radiação ultravioleta (super nociva à nossa saúde), já a ausência de melanina no organismo, nos torna albinos e suscetíveis a inúmeros problemas.

 

CURIOSIDADE

Quando ocorre a dilatação das pupilas, normalmente associada à baixa iluminação, os pigmentos de melanina na Iris se agrupam, deixando-as mais escuras e quando se contraem, ficam mais claras, portanto a mudança climática pode interferir na cor dos olhos momentaneamente.

Ótica BELA IRIS – O brilho dos seus olhos está aqui…!!!

Em: Blog